Procedimentos para apresentação e normalização de trabalhos acadêmicos:
Estrutura do trabalho acadêmico
Capa: “elemento obrigatório, sobre o qual se imprimem as informações indispensáveis à sua identificação na seguinte ordem:
a) Nome da Instituição;
b) Nome do autor;
c) Título;
d) Subtítulo (se houver);
e) Local (cidade) da Instituição onde será apresentado o trabalho;
f) Ano de depósito (entrega do material).” (NBR-14724, 2005, p. 3).
Folha de Rosto: Elemento obrigatório, deve conter as seguintes informações:
a) Anverso da folha
· Nome do autor;
· Título do trabalho;
· Subtítulo, se houver (precedido de dois pontos, evidenciando sua subordinação ao título principal);
· Natureza do trabalho (tese, dissertação, monografia, TCC...), objetivo (aprovação em disciplina, grau pretendido e outros); nome da Instituição; área de concentração;
· Nome do orientador e co-orientador, se houver;
· Local (cidade) da instituição onde será apresentado o trabalho;
· Ano de depósito (entrega).
Resumo em português: Elemento obrigatório, é a apresentação concisa do conteúdo do trabalho, não devendo ultrapassar 500 palavras, seguido das palavras-chave e ou descritores, conforme NBR-6028, 2003. (Ver Apêndice D)
Sumário: Elemento obrigatório, consiste da indicação do conteúdo do documento, enumerando suas divisões e ou seções. O sumário deve incluir apenas as partes da publicação que o sucedem. (NBR 6027, 2003, p. 2). (Ver Apêndice F)
ELEMENTOS TEXTUAIS: “parte do trabalho em que se expõem a matéria” (NBR-14724, 2005).
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO
3 CONCLUSÕES
Introdução: É a apresentação do trabalho, onde se informa os motivos que levaram à pesquisa, o problema, os objetivos e a justificativa.
Desenvolvimento: É a parte principal do texto, dividido em capítulo, seções ou subseções. Contém a descrição pormenorizada do assunto, fundamentação teórica, a metodologia (material e método), os resultados e respectivas discussões, relacionando-os aos trabalhos analisados na revisão de literatura. Faz-se as citações e as notas bibliográficas e/ou explicativas, no texto ou em notas de rodapé.
Conclusões: É a parte final do texto na qual se apresentam as considerações finais. É a recapitulação sintética dos resultados obtidos. Podendo incluir recomendações e/ou sugestões para trabalhos futuros. (opcional).
ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS: Elementos que sucedem texto.
Referências: Elemento obrigatório, constitui uma lista ordenada dos documentos efetivamente citados no texto. (NBR 6023, 2002). Não deve ser referenciadas fontes bibliográficas que não foram citadas no texto. Caso haja conveniência de referenciar material bibliográfico não citado, deve-se fazer uma lista própria após a lista de referencias, sob o título Bibliografia recomendada. (NBR10719, 1989, p. 13).
Anexos: Elemento opcional. Texto ou documento não elaborado pelo autor, que serve de fundamentação, comprovação ou ilustração.
Informações contidas nas referências bibliográficas
Dados essenciais:
Autor;
Título e subtítulo;
Edição (número);
Imprensa (local: editora e data).
Ordenação das referências
As referências devem ter uma ordenação alfabética;
Autor repetido: Quando se referencia várias obras do mesmo autor, substitui-se o
nome do autor das referências subseqüêntes por um traço equivalente a seis espaços.
Localização: As referências bibliográficas podem vir:
Em listas após o texto, antecedendo os anexos;
No rodapé;
No fim do capítulo;
Aspectos gráficos
Espaçamento: as referências devem ser digitadas, usando espaço simples entre as
linhas e espaço duplo para separá-las.
Margem: As referências são alinhadas somente à margem esquerda.
Pontuação:
Usa-se ponto após o nome do autor/autores, após o título, edição e no final da
referência;
Os dois pontos são usados antes do subtítulo, antes da editora e depois do
termo In:;
A virgula é usada após o sobrenome dos autores, após a editora, entre o volume
e o número, páginas da revista e após o título da revista;
O Ponto e vírgula seguido de espaço é usado para separar os autores;
O hífen é utilizado entre páginas (ex: 10-15) e, entre datas de fascículos
seqüenciais (ex: 1998-1999);
A barra transversal é usada entre números e datas de fascículos não
seqüenciais (ex: 7/9, 1979/1981);
O parêntese é usado para indicar série, grau (nas monografias de conclusão de
curso e especialização, teses e dissertações) e para o título que caracteriza a
função e/ou responsabilidade, de forma abreviada. (Coord., Org., Comp.). Ex:
BOSI, Alfredo (Org.)
1.4.4 Maiúsculas: usa-se maiúsculas ou caixa alta para:
Sobrenome do autor
Primeira palavra do título quando esta inicia a referência ( ex.: O MARUJO)
Entidades coletivas (na entrada direta)
Nomes geográficos (quando anteceder um órgão governamental da administração: Ex:
BRASIL. Ministério da Educação);
Títulos de eventos (congressos, seminários etc.)
1.4.5 Grifo: usa-se grifo, itálico ou negrito para:
Título das obras que não iniciam a referência
Título dos periódicos;
Nomes científicos, conforme norma própria.
Nota: "Indicar o sobrenome, em caixa alta, seguido do prenome, abreviado ou não desde
que haja padronização neste procedimento, separados entre si por ponto e vírgula seguidos
de espaço" (NBR 6023)
Um Autor
SCHÜTZ, Edgar. Reengenharia mental: reeducação de hábitos e programação de
metas. Florianópolis: Insular, 1997.
104 p.
Dois Autores
SÓDERSTEN, Bo; GEOFREY, Reed. International economics. 3. ed. London:
MacMillan, 1994. 714 p.
Três Autores
NORTON, Peter; AITKEN, Peter; WILTON, Richard. Peter Norton: a bíblia do
programador. Tradução: Geraldo Costa Filho. Rio de Janeiro: Campos, 1994. 640 p.
Mais de três Autores
BRITO, Edson Vianna, et al. Imposto de renda das pessoas físicas: livro prático de
consulta diária. 6. ed. atual. São Paulo: Frase Editora, 1996. 288 p.
D Nota: Quando houver mais de três autores, indicar apenas o primeiro, acrescentando-se a
expressão et al. Em casos específicos tais como projetos de pesquisa científica nos quais a
menção dos nomes for indispensável para certificar autoria, é facultado indicar todos os
nomes.
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