UNIVERs. CATÓLICA DE GOIÁS: DEPART. DE FILOSOFIA E TEOLOGIA
DISCIPLINA: Teol. e Ciências Sociais e Humanas Aplicadas
FIT 1810 – Turma A07; Primeiro semestre 2010
PLANO DE CURSO – Profa. Dra. Carolina Teles Lemos
PROGRAMA DA DISCIPLINA
Ementa
Estudo do fenômeno religioso e de suas relações com as realidades sociais, políticas e econômicas no Brasil e na América Latina, tendo como ponto de partida a tradição teológica cristã latino-americana, e como eixos de referência os valores evangélicos da solidariedade e da justiça.
Objetivos
Geral: reconhecer a importância da teologia, enquanto espaço meta-disciplinar para a construção de uma visão global da existência humana e de seu mundo como sistema complexo de valores, para uma prática crítica das ciências sociais e humanas.
Específicos
• Utilizar criticamente as idéias e os modelos das tradições teológicas para enfrentar questões transdisciplinares na área das ciências sociais e humanas aplicadas.
• Propor questões emergentes da sociedade atual e exercitar uma postura crítica frente às mesmas a partir da tradição teológica que define a identidade da UCG.
Conteúdo programático
1. teologia, religião e fenômeno religioso: fenômeno religioso e a experiência religiosa; elementos e estruturas do fenômeno religioso; as religiões e seus elementos; a teologia no contexto do fenômeno religioso
2. religião, ser humano e sociedade: a religião e o sentido da existência humana; a religião na construção e manutenção do mundo; religião e diferenças: raça, etnia e gênero; religião e pós-modernidade
3. teologia e ciências sociais: teologia e paradigmas científicos das ciências sociais e humanas; as ciências sociais frente a religião; teologia como critica social; teologia e religião frente aos desafios éticos e políticos contemporâneos
4. seminários temáticos: Debate e analise, à luz da tradição teológica acumulada, de temas da atualidade, para ampliar os horizontes de interpretação da conjuntura e problematizar teologicamente algumas questões transdisciplinares de interesse dos alunos e das alunas.
Programa do curso
Aula Tema Bibliografia
PRIMEIRA UNIDADE – Conhecendo o fenômeno religioso
1p: 10-02
Apresentação do programa e organização do curso.
1. O ser humano como ser cultural e religioso
2p: 20-02 A importância da história religiosa para o mundo Subsídios, p. 37-41
3p: 24-02 O sagrado e a experiência religiosa Subsídio, p. 17-24
4ol: 27-02 Laboratório
5p: 03-03 Sagrado, Mitos, Símbolos e Ritos Subsídios, p. 25-29
6ol: 06-03 Aprofundamento sobre sagrado, símbolos, mitos e ritos Texto On-Line: Deus e o big-bang (10pts)
7p: 10-03
Institucionalização da experiência religiosa (agentes do campo relig. e relações entre si) e nas Ciências Econ. e Contábeis (agentes do campo econômico e suas relações entre si), e suas repercussões na formação do S. H. integrado e transcendente Explanação feita pela Professora
8ol: 13-03 Aprofundamento sobre a institucionalização da experiência religiosa Texto On-Line: A dois cliques de Deus (0.5pts)
SEGUNDA UNIDADE – Religião e relações sociais
9p: 17-03 Relig. Como fator de manutenção / mudança da ordem soc. Subsídio, p. 43-46
10ol: 20-03 Religião e Economia na Atualidade Texto On-Line: Ideologia religiosa e capitalismo (10pts)
11p:24-03
Religião e relações de classe Subsídio, p. 99-103
12ol: 27-03
Aprofundamento sobre religião e relações de classe Texto On-Line: mercado, religiosidade e valores humanos (10pts)
13p: 31-03
Religião e ecologia Texto On-Line: ecologia: uma perspectiva cristã reformada
14p: 07-04 Religião e gênero Exposição pela professora
15ol: 10-04
Aprofundamento sobre religião e gênero
Texto On-Line: Quando a violência contra as mulheres é uma questão "religiosa", "legal" e de "honra" (0.5pts)
16p: 14-04 Prova escrita Valor: 60 pontos
N2 TERCEIRA UNIDADE - as grandes religiões da humanidade
17ol: 17-04 Preparando o estudo do judaísmo (10pts)
18p: 21-04 Judaísmo Wilges, 1994, p. 52-61
19p: 28-04 Cristianismo (tradição católica) Wilges, 1994, p.67-80
20p: 05-05 Cristianismo (tradição protestante) Wilges, 1994, p.80-114
21ol: 08-05 Preparando o estudo do islamismo (10pts)
22p: 12-05 Islamismo Wilges, 1994, p. 61-66
23ol: 15-05 Preparando o estudo do hinduísmo (10pts)
24p: 19-05 Hinduísmo Wilges, 1994, p. 27-31
25ol: 22-05 Preparando o estudo do budismo (10pts)
26p: 26-05 Budismo Wilges, 1994, p. 31-35
27ol: 29-05 O (des)respeito entre as religiões Texto On-Line: fé cega, faca amolada (10pts)
QUARTA UNIDADE – religião, ética e justiça social
28p: 02-06 Religião, ética e justiça social Exposição pela professora
29p: 09-06 O mal e suas explicações Subsídio, p. 173-179
30ol: 12-06
Prep. o Seminário Preparando o tema: A religião no mundo da violência e do racismo, analisada em uma perspectiva de crescimento integral do ser humano / política salarial e custo de vida. Trabalho de pesquisa orientada (25pts)
31p: 16-06
Seminário Apresentando o tema: A religião no mundo da violência e do racismo, analisada em uma perspectiva de crescimento integral do ser humano / política salarial e custo de vida. Plenário com o resultado das pesquisas
32ol: 19-06
Prep. o Seminário Preparando o tema: A religião no mundo da sexualidade (AIDS) e das drogas, analisada em uma perspectiva de crescimento integral do ser humano / mercado de trabalho e de serviços. Trabalho de pesquisa orientada (25pts)
33p: 23-06
Seminário Apresentando o tema: A religião no mundo da sexualidade (AIDS) e das drogas, analisada em uma perspectiva de crescimento integral do ser humano / mercado de trabalho e de serviços. Plenário com o resultado das pesquisas
34ol: 26-06 Avaliação da disciplina e entrega de notas
Metodologia e avaliação:
As aulas presenciais serão feitas através de exposições dialogadas dirigidas pela professora, trabalhos de grupos ou realização de exercícios individuais pelos alunos. Os recursos a serem utilizados, além dos textos indicados na referência bibliográfica para cada aula, serão audiovisuais, principalmente data-show. A avaliação dessas aulas será através de acompanhamento contínuo e de prova escrita.
Para as aulas on-line, será disponibilizado para cada aula um texto de apoio, acompanhado de questões orientadoras para a exploração dos mesmos, bem como indicações do que se espera como produção do aluno a partir do estudo dos textos. Na primeira e na segunda unidades as aulas on-line serão de aprofundamento de temas estudados em aula e receberão retorno em forma de nota pela qualidade dos trabalhos enviados; Na terceira e na quarta unidades as aulas on-line serão preparatórias para os temas que ainda serão estudados em sala. Neste caso a avaliação será feita através da qualidade dos trabalhos apresentados nas aulas correspondentes. Os encaminhamentos para as pesquisas orientadas serão disponibilizados on-line em tempo hábil.
Avaliação
A avaliação será feita dentro de um processo contínuo de ensino-aprendizagem; O estudante deverá ter no mínimo 51 presenças (de um total de 68 h/a) ao longo do semestre. Para a composição da nota N1 haverá trabalhos escritos “menores” ou apresentação oral do conteúdo solicitado, totalizando 4,0 (quatro) pontos; uma prova escrita com valor de 6,0 (seis) pontos. Para a N2 haverá trabalhos de pesquisas dirigidas, totalizando 5,0 (cinco) pontos; e um trabalho escrito “maior”, produzido dentro das normas de publicação da ABNT (referente à pesquisa para os seminários), totalizando 5,0 (cinco) pontos.
Bibliografia Básica
LAGO, Lorenzo, REIMER, Haroldo e SILVA, Valmor da (orgs.). O sagrado e as construções de mundo: roteiro para as aulas de introdução à teologia na Universidade. Goiânia: UCG, 2004. (Cadernos de áreas, 20).
REIMER, Ivoni Richter e SOUZA, João Oliveira (orgs.). O sagrado na vida: subsídios para aulas de teologia. Goiânia: UCG, 2009.
Bibliografia complementar
OLIVEIRA, Irene Dias (org.). Religião no Centro-Oeste: impacto sociocultural. Goiânia: UCG, 2007.
SAMUEL, Albert. As religiões hoje. São Paulo: Paulus, 1997.
WILGES, I. Cultura religiosa – as religiões no mundo. Petrópolis: Vozes, 1994.
Obs. As referências bibliográfica que aparecem com a indicação “texto” ainda encontra-se mimeografada, disponibilizada no Xerox de referência do curso.
Sobre as religiões: nas aulas on-line anteriores à data em que cada uma das grandes religiões será estudada, cada aluno deverá realizar uma pesquisa para responder às seguintes questões:
Em que país ela surgiu? Em que época?
Em que conjuntura social, política e econômica ela surgiu?
Qual é sua principal oferta religiosa (ensinamentos, mandamentos, doutrina, valores)?
Em qual segmento da sociedade ela está alicerçada?
Qual a classe social dos seus dirigentes? E dos seus fiéis?
Qual ideologia ela difunde? Qual a ligação que ela mantém em relação ao país de origem?
Encaminhamentos para as pesquisas orientadas para as aulas N. 30 e 32,
1. Verificar como o tema em questão aparece na sociedade;
2. Verificar como aparece na Bíblia (localizar textos bíblicos sobre a temática em foco ou temas aproximados);
3. Verificar como é compreendido por lideranças de diferentes expressões religiosas (entrevistar duas lideranças religiosas: padre, pastor, pai-de-santo, chefe de Centro-Espírita ou outro; de preferência, que as lideranças pertençam a movimentos religiosos diferentes entre si);
4. Verificar como é compreendido pelas pessoas comuns (entrevistar no mínimo três pessoas e perguntar o que eles pensam sobre o aspecto em questão e o que a religião deles afirma sobre a questão em foco);
1. Emitir sua opinião pessoal sobre o assunto.